Vai ser criado Fundo de Arrendamento Imobiliário

Outubro 24, 2008
Comentários desligados

Anunciada criação do Fundo de ArrendamentoUma das medidas previstas no Orçamento do Estado para 2009 é a criação de um fundo de arrendamento imobiliário que colocará no mercado imóveis com rendas atractivas, resultantes de casas cujos proprietários em dificuldades para pagarem a respectiva hipoteca vendam ao fundo de arrendamento. O Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional (FIIAH), aguarda regulamentação completa, mas já é certo que a CGD será uma das entidades bancárias a aderir ao referido fundo.

Os portugueses que estão com dificuldades para continuarem a pagar as prestações dos seus créditos habitação, podem escolher alienarem as suas habitações ao referido fundo, que as comprará pelo valor de mercado nessa altura. Os actuais proprietários podem continuar lá a viver mediante o pagamento de uma renda, tendencialmente mais baixa do que a prestação mensal referente ao crédito à habitação que não conseguiam pagar – o ministro das finanças, afirmou que este valor pode chegar aos 40%

Os proprietários, terão mais tarde a possibilidade de simplesmente saírem do imóvel ou então de exercerem uma opção de compra, que estará regulamentada e com as condições bem definidas no contrato de venda. A DECO já se referiu a este Fundo de Arrendamento, e em declarações à TSF aconselha prudência, referindo que a solução de entregar a casa onde se vive a um Fundo de Arrendamento Imobiliário, no caso de se atravessar dificuldades económicas para poder pagar as respectivas prestações, não será a situação mais aconselhada para todas as famílias.

fonte: Fundo de Arrendamento

 

VN:F [1.9.22_1171]
Avaliação: 0.0/5 (0 votos)

Somos um portal/blog de notícias sobre seguros e produtos financeiros em geral, que conta com a colaboração de um pequeno grupo de mediadores de seguros, que por força de se manterem constantemente bem informados sobre a actividade seguradora, partilham essa informação com clientes e leitores.